sábado, 28 de abril de 2012
O BENGUI SEMPRE SERÁ O BENGUI!
Eles chegam, vão entrando, invadindo o espaço e mudando tudo!
Não respeitam queM há anos mora aqui... quem nasceu aqui e sabe da sua história e não nega a sua origens.
Os moradores estão revoltado com a discriminação que o shopping está impondo ao Bairro do Benguí.
Se os empresários desconhecem a história de luta do Bairro, não sabe que conseguimos as poucas melhorias que temos a custa de muita luta, protestos, organização social. É bom que fiquem sabendo. Pois o povo ficou feliz ao saber da construção do shopping, e muita gente aqui ainda é humilde financeiramente. Mas muita gente conseguiu ascender e tem poder de consumo. Entretanto não queremos ser discriminados. Se o shopping veio para dentro do Bairro, ele tem que admitir que está dentro do Bairro. Se não quer está no BENGUÍ, O shopping que se mude, mas não mude o nome do Bairro!
Não se trata apenas de uma placa... ela retrata a história do Bairro. Poderiam até querer ter a audacia de mudar o nome de qualquer outra parte do Bairro, mas a Entrada do Benguí sempre será Benguí, pois o nome não surgiu à toa.... não se trata apenas de demarcação territorial, há toda uma história.
A origem do nome do Bairro é contada pelos mais antigos como fazendo referência a estrada de ferro que saia de Belém, ia até Icoaraci e depois até Bragança, passando por Castanhal e Capanema e que era comandada por ingleses. Segundo contam, morava as margens da Augusto Montenegro,Bejamim e Guilherme, mais ou menos onde hoje é à entrada do bairro do Bengui. Nesse ponto o maquinista deveria parar todas as manhãs e apanha-los , estes que iam para a escola em Castanhal trataram de fazer uma placa escrito BEN GUI. A partir daí surgiu o nome do nosso Bairro.
Queremos deixar claro para quem não conhece a história do Bairro, que apesar dos problemas de violência pelo qual o nosso Bairro é muito conhecido, também temos o histórico de organização social consolidado e não deixaremos que nos domine e que apaguem a nossa história!
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Inaugração do Parque shopping
COMO DIZIA RAUL SEIXAS; "Pena não ser burro ... Não sofria tanto" ...
Hj é a inauguração do PARQUE SHOPPING.... Vejam só alguns dos impactos que ele trouxe para o Bairro do Benguí;
1º.... Usou uma das pistas da entrada do Bairro como canteiro de obras fazendo com que os ônibus se dividissem em uma única pista, causando acidentes que inclusive levaram a morte.
2º... Após mais de 30 anos foi arrancada a placa histórica da entrada do bairro que indicava BEM VINDO AO BAIRRO DO BENGUÍ (Eles invadem o nosso bairro, mas não querem admitir que estão dentro dele?)
3º... Os moradores que quiserem entrar no Bairro devem andar mais um pouco para fazer retorno em frente ao green ville e depois voltar para finalmente ter acesso ao Bairro.
4º.... Os estudantes da escola Martins Viana, reinvidicaram durante anos por um sinal de trânsito na frente da escola. Várias crianças foram atropeladas alí.Mas agora com a construção do Shopping o sinal finalmente veio... mas não na frente da escola e sim na entrada do condomínio green ville.
Queria eu está feliz com esta inauguração como os meus vizinhos... estão ansiosos por que muitos conseguirão emprego como operador de caixa, empacotador... Eles não vêem isso como exploração. não percebem que os pobres não entram no shopping para tomar um sorvete ou comer uma pizza... eles só entram lá como serviçal, ou no máximo para passar o tempo admirando as vitrines, mas nada mais do que admirando... mas se ousarem a se dar o luxo de comprar algo passarão o resto da semana sacrificando suas refeições para ostentar o que não são... é triste mas é fato e...
COMO DIZIA RAUL SEIXAS; "Pena eu não ser burro ... Eu ão sofria tanto" ...
segunda-feira, 19 de março de 2012
Ônibus em péssimas condições. A empresa nova marambáia presta serviço de péssima qualidade para os moradores do Bairro.
Todo dia é assim, dona maria tem que pegar serviço às 8h da manhã no centro da cidade tem que acordar bem cedo, isso porque se não bastasse o engarrafamento da nossa cidade, ela ainda pega ônibus lotado e é transportada até o serviço geralmente em condições sub-humana; "tem dias que eu nem piso no chão". Então pra tentar pegar o ônibus um pouco mais "ceco" dona Maria deve acordar mais cedo e caminhar até uma parada mais próximo do final da linha. " Se a gente enfrentasse engarrafamento sentado sería menos ruin" relatou a moradora do Bairro que afirmou que na volta do trabalho enfrenta o mesmo sacrilégio; engarrafamento e ônibus lotado. Todos os dias é assim!
Assim como dona Maria, é assim a vida de todos os trabalhadore que todos os dias dependem do transporte coletivo para ir e vir do trabalho fora do bairro. Os usuários reclamam do serviço prestado pela empresa nova marambáia que até pouco tempo era quem tinha o monopólio no bairro. Segundo os moradores o ônibus demora para passar e a espera é grande nos pontos onde não passam alternativos que melhoraram um pouco essa parte para os moradores, mas que segundo eles, estes também não prestam serviço de qualidade e são em sua grande maioría imprudente, Os ônibus da empresa nova-marambáia muitas vezes "queimam" paradas, além disso vivem lotados e são velhos e em péssimo estado de conservação.
"Andamos literalmente junto com as baratas" disse seu Moacir que também é morador do Bairro e todos os dias depende do Benguí ver-o-peso para chegar ao seu trabalho. Os ônibus são sujo demais, em todos eles existe uma indicação com um selo amarelo informando que os ônibus são detetizado, mas ninguém sabe qual a data que isso aconteceu e quem anda de ônibus sabe que dentro deles tem muita barata. "Nós moradores não somos respeitados, pagamos a passagem, mas andamos como animais dentro dos ônibus um por cima do outro depois de muito esperar em uma parada e ver ônibus passando por fora. É desrespeito por cima de desrespeito".
Acabaram com a estação Marex e ninguém pediu opinião para ninguém. Nem fomos avisados. Ficamos sabendo no dia que tudo acabou e fomos pegos de surpresa dentro dos ônibus. A estação marex "quebrava um galho" e tanto, era uma alternativa tanto para fugir do engarrafamento quanto para economizar dinheiro de passagem.
O tapanã-ufpa que é o ônibus que leva e trás não só os moradores do bairro tapanã, mas também do Benguí,val-de-cans e sacramenta para universidade não tem horário certo para passar e é insuficiente para o tanto de universitários que tem nestes bairro.
Os moradores do Bairro do Benguí estão indignados com as condições dos ônibus que prestam serviço, e afirmam que o aumento da passagem não refletiu em nenhuma melhoria para as linhas de ônibus como prometeram empresários e prefeito que deu respaldo para o aumento da passagem e pedem por melhorias.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
A organização para o inicio das obras de duplicação da Rua Betânia no Benguí já começou!

Hoje pela manhã a Secretaria municipal de economia, juntamente com policia militar iniciaram a retirada de barracas de feirantes das calçadas da rua Betânia e os remanejaram para a lameira Bitencourt entre betânia e a antiga rua do canal.
Isso porque a Rua betânia deve ser duplicada para facilitar o acesso de quem vai e vem ao novo shopping que tem previsão de inauguração no próximo mês de Abril.
A rua Betânia é há muitos anos a rua da principal feira do Bairro onde fica o Mercado munipal e estava a um bom tempo tomada por barracas. Nela o tráfego de carros era praticamente impossível no perímetro entre a Rua Benfica até a rua São bento. A desorganização da feira era grande que e até mesmo a circulação de pessoas era complicada. A mais de oito anos atrás a antiga gestão municipal tentou organizar a feira construindo um espaço próprio para barracas em uma praça anexa ao mercado, mas alguns feirantes resistiram as mudanças e preferiram ocupar a rua. de lá para cá o comercio informal naquela área aumentou muito e várias pessoas foram ocupando as calçadas e até a rua de forma irregular e a gestão municipal se fez ausente para a organização deste espaço. A muito tempo os moradores e frequeses da feira sentem a necessidade de organização daquele espaço. Somente agora em função do novo shopping é que a via deve ser organizada, entretanto alguns feirantes dizem não saber como ficarão a sua situação.
Houve quem aprovasse e ficasse muito satisfeito; " só essa retirada de barraca já foi muito legal, pois agora a gente anda com mais tranquilidade, pois antes tinhamos que andar pelo meio da rua e vira e mexe escapavamos de ser atropelado por bicicletas." disse uma moradora. Outros moradores reconhecem que as obras já deveriam ter sido feita a muito tempo atrás para melhorar a vida de quem mora no Benguí independente de shopping ou não, já alguns feirantes temem pela mudança e ainda não sabem ao certo como ficarão.
Feirantes demarcaram seu novo espaço, mas não sabem ao certo como ficarão.

Fiscais da SECON estavam de prontidão para organizar os feirantes.
Carnaval no Benguí!
Os moradores do Benguí que não tiveram dinheiro para viajar, ou que optaram por ficar em casa mesmo, devem não ter se arrependido.É que apesar de toda a chuva alguns blocos do Bairro fizeram um carnaval super animado por aqui.
Quem participou ficou satisfeito, houve muita brincadeira e a festa foi considerada animada e tranquila!
O Benguí tem vários blocos de rua criado pelos próprios moradores, um dos mais "badalados" é o bloco "cadê a xereca", alguns brincantes relataram que o bloco estava bem organizado tendo inclusive segurança particular. Os próprios moradores organizam as festas, e tratam de arrumar por conta própria segurança para sua diversão já que aqui o povo é carente de atividades de lazer promovida pelo poder público. além disso pouco gente sabe, mas o Benguí também tem uma escola de samba a ESCOLA DE SAMBA MOCIDADE UNIDA DO BENGUI que participa dos desfiles carnavalescos da nossa cidade, na aldeia amazônica.
Quem tiver fotos do carnaval aqui no Bairro e quiser publicar pode enviar para o nosso e-mail blogbengui@yahoo.com.br
Quem participou ficou satisfeito, houve muita brincadeira e a festa foi considerada animada e tranquila!
O Benguí tem vários blocos de rua criado pelos próprios moradores, um dos mais "badalados" é o bloco "cadê a xereca", alguns brincantes relataram que o bloco estava bem organizado tendo inclusive segurança particular. Os próprios moradores organizam as festas, e tratam de arrumar por conta própria segurança para sua diversão já que aqui o povo é carente de atividades de lazer promovida pelo poder público. além disso pouco gente sabe, mas o Benguí também tem uma escola de samba a ESCOLA DE SAMBA MOCIDADE UNIDA DO BENGUI que participa dos desfiles carnavalescos da nossa cidade, na aldeia amazônica.
Quem tiver fotos do carnaval aqui no Bairro e quiser publicar pode enviar para o nosso e-mail blogbengui@yahoo.com.br
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Muita bagunça e desordem na entrada do Benguí.
Infelizmente na útima segunda-feira uma vida foi seifada. Fatalidade ou desrespeito?
O fato é que a construção do parque shopping que tem sua inauração prevista para o mês de Abril deste ano, já está trazendo suas consequencias para os moradores do Bairro.
O inicio da rua Betânia que é a Rua da entrada do Bairro passou por "reforma" e duplicação, a pouco tempo, está obra durou mais de quatro anos, e durante esse tempo o povo assistiu o "quebra e emenda", sem pena com o dinheiro público.
A CTBEL que deu autorização para que uma das mãos da rua fosse ocupada para as obras do shopping, em resposta a reivindicações dos moradores após a fatalidade que seifou a vida de um jovem trabalhador de apenas 24 anos, estudante e muito querido por todos que o conheciam, afirma que essa segunda mão estava desativada por suas péssimas condições. Entretanto essa afirmação pode ser desmentida por qualquer morador do bairro que sabe que apesar do asfalto usado na "reforma" e duplicação da rua não ter sido de boa qualidade e a via está danificada em pouco tempo após o seu "término", esta ainda sim ainda servia de passagem para veiculos e só foi então desativada devido ao grande número de caminhões que alí circulam em função desta obra e que acabaram por piorar a situação da rua, que agora está cheia de lama e com mais buracos ainda.
Estão previstas obras de infraestrutura em função do novo shopping como a duplicação de algumas vias dentro do bairro que dão acesso ao shopping, isso para facilitar a vida de quem vem e vai fazer compras no shopping. Os moradores do Bairro que há anos reivindicam melhorias, vão ter que esperar o shopping inaugurar, mas mesmo assim dentro do bairro, ruas que são importante para os próprios moradores e que dão acesso as paradas de ônibus, como a sta. Maria e sta. Rosa que não tem nenhum tipo de ligação com o shopping, não tem obras previstas e devem continuar na lama.
O fato é que a construção do parque shopping que tem sua inauração prevista para o mês de Abril deste ano, já está trazendo suas consequencias para os moradores do Bairro.
O inicio da rua Betânia que é a Rua da entrada do Bairro passou por "reforma" e duplicação, a pouco tempo, está obra durou mais de quatro anos, e durante esse tempo o povo assistiu o "quebra e emenda", sem pena com o dinheiro público.
A CTBEL que deu autorização para que uma das mãos da rua fosse ocupada para as obras do shopping, em resposta a reivindicações dos moradores após a fatalidade que seifou a vida de um jovem trabalhador de apenas 24 anos, estudante e muito querido por todos que o conheciam, afirma que essa segunda mão estava desativada por suas péssimas condições. Entretanto essa afirmação pode ser desmentida por qualquer morador do bairro que sabe que apesar do asfalto usado na "reforma" e duplicação da rua não ter sido de boa qualidade e a via está danificada em pouco tempo após o seu "término", esta ainda sim ainda servia de passagem para veiculos e só foi então desativada devido ao grande número de caminhões que alí circulam em função desta obra e que acabaram por piorar a situação da rua, que agora está cheia de lama e com mais buracos ainda.
Estão previstas obras de infraestrutura em função do novo shopping como a duplicação de algumas vias dentro do bairro que dão acesso ao shopping, isso para facilitar a vida de quem vem e vai fazer compras no shopping. Os moradores do Bairro que há anos reivindicam melhorias, vão ter que esperar o shopping inaugurar, mas mesmo assim dentro do bairro, ruas que são importante para os próprios moradores e que dão acesso as paradas de ônibus, como a sta. Maria e sta. Rosa que não tem nenhum tipo de ligação com o shopping, não tem obras previstas e devem continuar na lama.
Assinar:
Postagens (Atom)




